Monday, October 19, 2009

Governo taxa capital estrangeiro em 2% para conter valorização do real frente ao dólar - O Globo

Governo taxa capital estrangeiro em 2% para conter valorização do real frente ao dólar - O Globo
Plantão | Publicada em 19/10/2009 às 19h02m

SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira que o governo vai criar uma aliquota de 2% do IOF para taxar o ingresso do capital estrangeiro. A medida passa a vigorar nesta terça-feira. A partir desta data, todo o capital estrangeiro que entrar no país para aplicações em bolsa ou em renda fixa e variável terá que pagar uma taxa de 2%.

Segundo o ministro Mantega, a medida tem por objetivo frear a especulação com o dólar e a valorização do Real.

- A medida é para evitar que haja excesso de especulação na bolsa e no mercado financeiro. O Brasil se tornou um país forte atrativo para o mercado internacional e como há um excesso de capital no mundo, temos que evitar a especulação no país - disse Mantega.

Desde o começo do ano, já entrou no país algo em torno de US$ 20 bilhões e tem dias que entram até US$ 5 bilhões. Com o início dos projetos do pré-sal, o governo acredita que a entrada de recursos pode aumentar muito mais, supervalorizando o real frente ao dólar e, com isso, prejudicar as exportações e facilitar as importações.

- Queremos impedir o excesso de valorização do real. Essa valorização prejudica as exportações brasileiras e barateia as importações - esclareceu o ministro, em entrevista concedida em São Paulo."